Por que a Coruja?

 Home / Por que a Coruja?

Símbolo do Instituto Stella Garrafa

O símbolo do Instituto Stella Garrafa é a “coruja”, que espelha a vitória obtida por aqueles candidatos que souberam enfrentar um desafio para o ingresso no “universo da sabedoria”.

Essa filosofia nasceu em 1984, quando o aluno Ricardo, ao procurar o Curso de Redação, manifestou o interesse de participar da competitividade no Concurso Vestibular e ingressar em uma Faculdade.

A situação era bastante complexa, pois apresentava sérias dificuldades quanto ao domínio da Lígua Portuguesa, e a cobrança das Bancas Examinadoras revelava alto grau de exigêcia.

Estabeleceu-se, então, o primeiro contato: a professora Stella lhe propôs um trajeto redacional de quinze etapas-Módulo I do Processo Técnico de Escrever transformado hoje no Módulo Lógico-estrutural. Essa trajetória exigia por parte do candidato empenho e participação efetiva para a conquista da tão ambicionada vaga na Universidade. Disse-lhe, também, que transmitiria todos os ensinamentos relativos à natureza da redação sem, todavia, oferecer modelos e exemplos, pois escrever consiste num ato individual, com vocabulário e capacidade mental próprios.

A partir dessa combinação professor-aluno, nascia uma espécie de parceria ajustada com o propósito de chegar ao fim do processo técnico de escrever, mediante a imposição e o uso da palavra escrita. Se, ao término desse percurso, o aluno conseguisse um espaço universitário. daria, à professoa Stella, uma “coruja”, como símbolo do triunfo nessa disputa desafiante, no contexto da sabedoria.

Surgiu, portanto, desse primeiro contato, uma imensa galeria de vencedores; hoje constitui o somatório de mais de 6000 (seis mil) corujas. Desde então, cada aluno que se matriculou no Instituto Stella Garrafa – candidato aos vestibulares ou profissional das diferentes áreas – deixou, no final do processo, uma coruja, com seu nome, data e local do êxito redacional. Essa simbologia, bem como a entrega da coruja permanecem como resultado da vivência no Processo Técnico Redacional.

Símbolo do Instituto Stella Garrafa

Coruja - Stella Garrafa

O símbolo do Instituto Stella Garrafa é a "coruja", que espelha a vitória obtida por aqueles candidatos que souberam enfrentar um desafio para o ingresso no "universo da sabedoria".


Essa filosofia nasceu em 1984, quando o aluno Ricardo, ao procurar o Curso de Redação, manifestou o interesse de participar da competitividade no Concurso Vestibular e ingressar em uma Faculdade.


A situação era bastante complexa, pois apresentava sérias dificuldades quanto ao domínio da Lígua Portuguesa, e a cobrança das Bancas Examinadoras revelava alto grau de exigêcia.


Estabeleceu-se, então, o primeiro contato: a professora Stella lhe propôs um trajeto redacional de quinze etapas-Módulo I do Processo Técnico de Escrever transformado hoje no Módulo Lógico-estrutural. Essa trajetória exigia por parte do candidato empenho e participação efetiva para a conquista da tão ambicionada vaga na Universidade. Disse-lhe, também, que transmitiria todos os ensinamentos relativos à natureza da redação sem, todavia, oferecer modelos e exemplos, pois escrever consiste num ato individual, com vocabulário e capacidade mental próprios.


A partir dessa combinação professor-aluno, nascia uma espécie de parceria ajustada com o propósito de chegar ao fim do processo técnico de escrever, mediante a imposição e o uso da palavra escrita. Se, ao término desse percurso, o aluno conseguisse um espaço universitário. daria, à professoa Stella, uma "coruja", como símbolo do triunfo nessa disputa desafiante, no contexto da sabedoria.


Surgiu, portanto, desse primeiro contato, uma imensa galeria de vencedores; hoje constitui o somatório de mais de 6000 (seis mil) corujas. Desde então, cada aluno que se matriculou no Instituto Stella Garrafa - candidato aos vestibulares ou profissional das diferentes áreas - deixou, no final do processo, uma coruja, com seu nome, data e local do êxito redacional. Essa simbologia, bem como a entrega da coruja permanecem como resultado da vivência no Processo Técnico Redacional.


Significado da Coruja

A coruja possui múltiplos significados. Etimologicamente, talvez tenha vindo do latim, por volta do século XVIII - "coruja" - que representava uma ave que vive à noite; no entanto, alguns derivados (acorujado, corujeiro, cruja-branca, coruja-preta) já apareciam no século XIII. Dentre algumas acepções, a coruja, com seus hábitos crepusculares e voo silencioso, demonstra admiração pela cria, e "o coruja" é aquele que dá excessivo valor a suas coisas. No Instituto Stella Garafa, a representatividade da coruja está associada à observação atenta de todas as etapas pertencentes ao processo técnico de escrever para que o candidato consagre um lugar no "universo da sabedoria". Quando o redator se desafia e consegue vencer bloqueios, eliminar vícios, afastar coloquialismos, adquirir a norma culta, e expressar-se com clareza e coerência, a ponto de persuadir o leitor, transforma-se em um "sabio em potencial"; passa, assim, a pertencer, com a oferta de uma coruja à professora Stella, à "galeria dos vencedores". Diante da significativa "coleção de corujas", na qual cada uma representa o percurso redacional do aluno, seja o vestibulando, seja o profissional, a professora Stella conjuga o verbo "corujar" - olhar com fascínio, olhar com êxtase, adorar, venerar - em todos os tempos e modos. E, a cada passo de suas atividades, admira o resultado da incrivel tarefa de ensinar Redação.

Conheça Nossa Galeria de Corujas

Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas
Grupo de corujas